Início Águas
Outras Notícias
Elvas: Município alerta população para água não potável em 13 fontes

 

Elvas, Portalegre, 02 Jul (Lusa) - O município de Elvas (Portalegre) alertou hoje a população para que evite beber ou cozinhar com água de 13 fontes públicas do concelho, por estas terem revelado, na segunda quinzena de Junho, água não potável.

 

Em comunicado, a Câmara Municipal de Elvas explica que as análises à água das 13 fontes, oito delas localizadas em Elvas, quatro em Vila Boim e uma na Terrugem, foram efectuadas pelo laboratório municipal.

 

Gil Vaz, Clérigos, Piedade, Prata, Fonte Nova, Cangalhão, Pias e Vedor são as fontes de Elvas, enquanto que, na localidade de Vila Boim, estão situadas a do Castelo, Madalena, Baldio e Bicas, ficando o fontanário das Escolas na Terrugem.

"Assim, avisa-se a população em geral que deve evitar a bebida e a utilização da água na confecção de alimentação", alerta a autarquia.

 

Caso a população pretenda recorrer a estas fontes, para a confecção dos alimentos ou lavagem de verduras, deve desinfectar a água, fervendo-a bem ou adicionando-lhe lixívia, sublinha o município.

 

A Ecovitae Lda. atenta que este método não será um processo completo de desinfecção, visto que algumas bactérias têm formas mais resistentes ao calor e que o simples acto de adicionar lixívia que poderá ser sempre adicionada em excesso, permitindo assim que o cloro actue como um pesticida no nosso organismo. (ver FAQ’s - CLORO: Porquê estar preocupado(a)?)

 

A Ecovitae Lda., sendo representante de equipamento de filtração de excelência, promove soluções de tratamento adequado face aos vários poluentes que possam estar na água. Contacte-nos através do nosso serviço de consultoria para mais informações.

 

Fonte: Lusa/Fim, a 02 de Julho de 2008