Início Águas
Outras Notícias
Pernes: Água fornecida contaminada
Os problemas no abastecimento de água a Pernes começaram há uma semana, tendo sido suspenso devido a queixas de maus cheiros.

Segundo a Águas de Santarém, o problema deveu-se a infiltrações com origem num dreno que foi ligado ao sistema pluvial. Depois de ter esvaziado e desinfectado todo o sistema, a empresa decidiu retomar o abastecimento na quarta-feira à tarde, mas à noite, por decisão do delegado de Saúde de Santarém, Hélder Mendes, voltou a ser suspenso, devido à detecção de elevados níveis de cloro e ao número de pessoas que nesse dia acorreu à extensão de saúde com queixas de indisposição, diarreia e vómitos.

A EcoVitae, Lda. relembra que a EPA (Agência de Protecção Ambiental) dos Estados Unidos, declarou que o cloro é um pesticida, pois o único objectivo é matar os organismos vivos e que quando consumimos água contendo cloro, esta destruirá células e tecidos dentro do nosso corpo. O cancro da mama, irritação da pele, couro cabeludo, nos tecidos e passagens brônquicas nos pulmões, estão fortemente ligados ao excesso de cloro na água.

A boa notícia é que o cloro é uma das substâncias mais fáceis de remover da água. Na EcoVitae Lda., tratamos a água, não só com processos de desinfecção adequados, como também temos a solução específica caso seja necessário a remoção de determinados parâmetros, como o cloro, a dureza (calcário), ferro, nitratos, areias, sedimentos, etc...

Mediante uma análise básica realizada em laboratório acreditado para o efeito, poderemos resolver os  mais diversos problemas da sua água.

Fonte: Jornal de Notícias de 2009-05-17